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Segunda-feira, 17 de Julho de 2017, 15:41

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Consultoria em TI: entenda por que você precisa disso

É inegável que nos últimos anos os departamentos de TI assumiram uma importância significativa nas empresas. Os profissionais da área, até pouco tempo tidos apenas como suporte à operação, agora sentam às mesas de decisões e passam a ter uma atuação mais consultiva, facilitando o alcance dos objetivos corporativos através da proposição de ferramentas e serviços tecnológicos.

É neste cenário que cresce a atuação das empresas de consultoria em ti. Elas vêm para apoiar o pessoal de TI de empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação, trazendo background, boas práticas, ferramentas e soluções que, muitas vezes, não seriam conseguidas de forma orgânica devido ao dia a dia conturbado das operações.

Consultoria em TI não é concorrência

Se departamentos como RH, finanças e vendas já estão habituados a buscar ajuda de consultorias externas, para o departamento de TI esta é uma novidade que está cada vez mais presente. E é natural que a busca de uma consultoria em TI ainda sofra reticências por parte dos profissionais da área, afinal a transição para a atuação consultiva não se dá da noite para o dia.

O importante é, portanto, não ver o trabalho de uma consultoria como uma espécie de concorrência. Pelo contrário, buscar uma consultoria significa trazer oxigênio novo para a operação tecnológica da empresa, novos ares, novas ideias.

4 pontos em que uma consultoria em TI pode ajudar nos seus projetos

Veja, a seguir, algumas maneiras em que uma consultoria em TI pode ajudar os projetos do departamento:

Uma consultoria em TI pode trazer a experiência necessária para um projeto

Pessoal especializado, ferramentas, metodologias… Uma boa consultoria em TI pode trazer um background bem significante para projetos específicos da empresa, pois têm vivências com problemas parecidos em outras empresas e já tem lições aprendidas em problemas comuns a projetos similares. Com isso, ganha-se tempo e qualidade na execução de trabalhos complexos como implementação de serviços de plataforma de desenvolvimento em nuvem, por exemplo.

E esta experiência, além de ajudar na estruturação e execução do projeto, também serve como aprendizado para que todo o departamento de TI cresça e adquira habilidades e conhecimentos que talvez demorassem muito tempo para ser adquiridos.

Reduzir custos

O pessoal de uma consultoria em TI já vêm treinado, devidamente preparado para a realização do projeto. Isso reduz muito os custos com contratação, treinamento e capacitação de pessoas, além, é claro, das boas práticas de otimização de investimentos que podem ser inseridas no dia a dia do projeto.

Obter certificações

Muitos projetos de TI necessitam conhecimentos específicos em tecnologias e serviços, exigem certificações que demorariam muito tempo para o pessoal interno adquirir junto aos fabricantes e órgãos reguladores. Também nisso uma boa consultoria em TI pode ajudar. Ela pode trazer as certificações necessárias para que o projeto ande e se desenvolva sem empecilhos.

Melhorar a competitividade

A inteligência competitiva trazida por uma consultoria também pode fazer com que a empresa dê um salto na corrida pelo mercado. O que demoraria anos para ser desenvolvido internamente pode ser resolvido com a simples troca de experiências entre os profissionais da consultoria com a equipe interna.

Isso se dá, pois, muitas vezes, é difícil para a equipe interna perceber as movimentações do mercado e acompanhar o surgimento de novas ferramentas e metodologias ao mesmo tempo em que precisa estar disponível para o dia a dia da operação do negócio.

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